quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O OVO ÁURICO DO SER HUMANO

É o envoltório energético, existente em torno do corpo de todo ser humano. É a aura humana. Ele é constituído de curvas semelhantes às que se formam na areia colocada sobre um disco em vibração. Ele é o receptáculo de todas as causas kármicas, do indivíduo, e nele ficam gravadas todas as coisas como numa chapa fotográfica. Um Adepto pode utilizar, em seu Ovo Áurico, elementos constituintes da aura do planeta Terra, bem como de qualquer outro corpo sideral, do Universo, em função do seu adiantamento.

Tanto o corpo, quanto o átomo têm um Ovo Áurico que o contorna e o envolve. Esse Ovo Áurico, quando provido, em determinadas circunstâncias, pelo material adequado, funciona como um defesa para o indivíduo. É, graças a isso, que um Yogi se isola numa floresta e entra em transe, sem temer os animais selvagens. Nenhum animal selvagem dele se aproximará, pois o seu Ovo Áurico repelirá toda influência maligna.

Quando nascemos, o Ovo Áurico é formado de Akâsha quase puro, impregnado dos Tanhâs (o impulso de viver, de renascer, inerente à matéria), que ficarão latentes em nós, até que completemos os sete anos de idade. No momento em que nascemos, o Ovo Áurico é puro, e será a predominância do Manas Superior ou do Inferior que irá lhe dar o colorido, quando atingirmos os sete anos. O raio de Manas desce no vórtice dos princípios inferiores do ser humano e, desta forma, desmaiado e limitado pelos Tanhâs kármicos e pelas deficiências do organismo físico, forma a personalidade do indivíduo.

Clique para ampliar.
O Karma hereditário pode alcançar a criança antes dos sete anos, mas o Karma individual só começa a atuar após esta idade, quando se dá, a descida completa, de Manas. 

O Ovo Áurico, de um idiota é totalmente sem cor, pois lhe falta o colorido impresso por Manas, a mente. O seu Ovo Áurico é semelhante ao de uma planta, um mineral ou de um objeto qualquer.

A sugestão da Hipnose, feita pelo hipnotizador, enxerta, no Ovo Áurico do paciente, com o poder de sua vontade (a do hipnotizador), emanações do seu próprio (o do hipnotizador). Da mesma forma, é o processo da confissão auricular, instituída pela Igreja Católica, onde o confessor age, da mesma forma, sobre o Ovo Áurico do confessando.

O Hipnotismo é uma força psicofísica, e nisto reside um dos seus mais graves perigos. Ele, entretanto, pode ser empregado para uma boa ação, como no caso da sugestão hipnótica, para curar, do alcoolismo, pessoas alcoólatras, ou tirar, do vício, pessoas viciadas em drogas. O ocultista pode, portanto, valer-se desse mecanismo, para extirpar os maus hábitos de uma pessoa, pois estará fazendo um bem, já que, no plano superior, a intenção é tudo que conta.

O Ovo Áurico está para o homem, assim como a Luz Astral está para a Terra, assim como o Éter está para a Luz Astral, e assim como o Akâsha está para o Éter. 

Fonte: A Doutrina Secreta, Volume VI, Notas Sobre Alguns Ensinamentos Orais, Blavatsky



2 comentários:

  1. Muito bem escrito. Muito clara a esplanação. Pena que as pessoas não se voltem para a busca do Verdadeiro Conhecimento de Si Mesmas. Se o fizessem, muitas das misérias Éticas, Morais e Sociais não existiriam e se existissem, não seria em nível de Pandemia. Orisval Brito

    ResponderExcluir
  2. Em Tempo: peço permissão para usar o esquema do Ovo Áurico em um livro de Auto-Ajuda que estou escrevendo com base nos ensinamentos da Psicologia Clínica - sou profissional desta área - e da Teosofia - sou graduado nestes ensinamentos pela OM-AUM Ordem Mística de Aspiração ao Mestrado Universal. Orisval Brito

    ResponderExcluir